3 erros fatais que estão ARRUINANDO a sua estratégia de Inbound Marketing!

Lead, Growth Hacking, SEO, Inbound Marketing…

Muitos são os termos que surgem diariamente no inóspito glossário de marketing digital! Na constante busca de diferenciação e alcance do tão sonhado “Oceano Azul”, as agências e profissionais de marketing acabam por embarcar em uma confusão sem fim de conceitos. E mais que isso, tentam unir todas as técnicas e estratégias fazendo “um pouco de cada”. O resultado, na grande maioria das vezes, são clientes frustrados com promessas fantasiosas.

Para que isso não aconteça, hoje vamos falar um pouco sobre 3 “mitos” sobre a prática de Inbound Marketing e sobre porque talvez a sua estratégia esteja fracassando em todos os sentidos.

  1. Não ter clareza sobre a definição da persona.

Pode parecer um tanto quanto óbvio, mas de fato a não definição concretas de todos os perfis de público que buscamos atingir dentro de uma mesma campanha é muitas vezes o principal fator de fracasso das mesmas. Pense por exemplo em uma escola de inglês. Quem é o cliente ideal? Todo mundo, alguém diria, já que o idioma é tão necessário. Na pratica obviamente não é assim que as coisas funcionam. É fundamental pensar em cada perfil de público heterogêneo dentro do macroambiente para então construir conteúdos que atinjam as dores de cada um deles da forma mais assertiva possível. Definir a persona é sem dúvida um passo fundamental para o sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing.

  1. Apostar todas as fichas em uma só isca

Um dos principais erros das estratégias de inbound marketing ineficientes é subestimar as dores do público, investindo todo o seu esforço em uma só isca. Seja um e-book, vídeo, infográfico ou webinário. De que adianta, por exemplo, veicular um anúncio incrível falando sobre inglês para crianças direcionando ao público universitário? Ou ainda um anúncio sobre ganhar mais dinheiro para alguém que já está aposentado e busca viajar o mundo? É fundamental a criação de funis de Inbound marketing específicos para cada público que se quer atingir. Crie linhas editoriais com 5, 6 iscas distintas por público. Você só saberá qual é capaz de atingir a melhor performance se testar!

  1. Escrever conteúdos aleatórios sem considerar o nível de consciência

Uma estratégia de inbound marketing de sucesso precisa ter início, meio e fim. Ou seja, precisa conduzir o usuário ao caminho do [SIM]. Costumamos dividir a estratégia em 3 etapas distintas: Na etapa 01 o usuário está inconsciente que o seu produto existe. Na etapa 02 ele está consciente do problema (da dor que você levantou). Na terceira etapa o seu lead está consciente que existe uma solução para o problema. Na etapa número 04 ele passa a estar consciente em relação ao seu produto. E finalmente, na quinta etapa, ele está consciente de que o seu produto é a solução e confia em você como vendedor, é hora de fazer o CALL TO ACTION e direcioná-lo para a página de venda. Todo esse ciclo é importante porque muitas empresas acabam se perdendo ao produzir toneladas de conteúdo gratuito, que até podem auxiliar na geração de autoridade, mas que não irão vender no final. Isso porque fazem a oferta na hora errada, em decisões precipitadas antes de “esquentar” o prospect. Ou ainda deixam de fazer a oferta de vendas, ficando a mercê da geração de conteúdo sem metas ou objetivos.

E você, já acabou se perdendo e cometendo algum desses erros? Tente novamente prestando atenção nesses 3 pontos! Temos certeza que você vai alcançar sucesso dessa vez!

Se você tiver qualquer dúvida sobre como aplicar essas técnicas não deixe de esclarecer aqui nos comentários!

Até a próxima!

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.