3 erros que podem estar matando suas vendas

Descubra quais são os 3 erros que podem estar matando suas vendas

O momento da venda é crucial em todos os negócios. E se uma pequena falha acontecer, pode vir tornar essa o fechamento da venda inviável. Se isso já aconteceu com você precisa rever urgente o processo de vendas da sua empresa.

Então descubra agora quais são os 3 erros que podem estar matando suas vendas.

Em tempos de alta concorrência, uma coisa é verdade: se o cliente perceber um erro em seu processo de vendas, não vai pensar duas vezes antes de procurar outra empresa para buscar o mesmo serviço ou produto.

Então, descobrir quais são os 3 erros que estão matando suas vendas é fundamental para que você consiga corrigir isso, e obter finalmente o sucesso que sempre sonhou.

Saiba agora quais são os 3 erros que estão matando suas vendas

Muitos fatores podem prejudicar os seus resultados, e comprometer o seu faturamento. Mas existem 3 deles que são muito comuns, e que podem estar acontecendo em sua empresa.

  • Não reconhecer as reais necessidades de seus clientes:

Poucas coisas são mais frustrantes do que você entrar em uma loja física, ou entrar em contato com uma empresa pelo SAC, e ser bombardeado por um texto que não lhe deixa nem mesmo explicar o que você precisa.

Ou ainda, enviar um e-mail e receber de volta um script sem nenhuma empatia e humanidade. Isso com certeza leva qualquer processo de venda a falência.

É essencial que você aprenda a OUVIR o seu cliente e IDENTIFICAR quais são as necessidades dele. Seja para uma primeira venda, ou num processo de pós-venda, entender quais são as necessidades é fundamental.

Muitas vezes, na ânsia por atender um grande volume de solicitações, as empresas acabam pecando nessa atenção. E no fim das contas, priorizam a quantidade em detrimento da qualidade.

Mas a verdade é que muitos clientes mal atendidos não renderão o lucro de 1 cliente bem atendido. A conta é simples: atenda melhor para vender mais. E no processo de atendimento, prestar atenção e ouvir o cliente é fundamental.

  • Não saber argumentar pode ser um problema

Se você e a sua equipe são do tipo que desistem diante da primeira objeção do cliente, então vocês não estão preparados e com o processo de vendas alinhado.

A maioria das pessoas acredita em uma lenda chamada “papo de vendedor”, onde uma pessoa com muita lábia tenta, a todo custo, empurrar um produto de má qualidade.

Sendo assim, mesmo que a pessoa esteja interessada em seus serviços, a tendência inicial é dizer não. E se você não insistir, ela vai acreditar que se livrou de um problemão, pois, vai achar que se nem você acredita no que vende, é porque é furada mesmo.

Esse pode ser um dos 3 erros que estão matando suas vendas. Você não pode desistir diante da primeira negativa.

Para não se tornar chato, proponha ao cliente que teste o produto ou serviço, que conheça melhor a respeito, ou que ouça a opinião de outras pessoas a respeito.

O mais importante é entender porque o cliente diz que não quer aquilo. Se a resposta for “porque eu não preciso”, você deve encontrar as utilidades de seu produto, e ajudar o cliente a perceber que sim, ele precisa daquilo.

  • Conhecer profundamente o seu produto é fundamental para vendê-lo

Para cumprir o passo anterior, em que você consegue mostrar para o seu cliente que ele precisa de determinado produto, você precisa, antes de tudo, conhecer muito bem aquilo que você vende.

Conhecer muito bem significa compreender a mercadoria além daquilo que está descrito na embalagem. Você deve atribuir experiências e transformações ao que você vende.

Por exemplo, se você vende jogos de tabuleiro, deve ser capaz de explicar não somente as regras do jogo, conforme a embalagem já faz, mas sim quais são as experiências, emoções e sensações proporcionadas por aquela brincadeira.

Esse conhecimento profundo, e essa capacidade de atribuir experiência vão fazer com que o seu cliente enxergue ainda mais valor no seu produto.

Não conhecer o seu produto com certeza é um dos 3 erros que estão matando suas vendas, e a única forma de corrigir isso é estudando, debruçando e testando muito bem os serviços que você oferece.

  • Dica extra: PARE de dar descontos rapidamente

Ganhar desconto quando se é consumir muito legal, mas muitas vezes seus clientes podem mal acostumados. Um exemplo muito claro disso são as operadoras de linhas telefônicas. 

Todos os anos, milhões de clientes ligam em operadoras de linhas telefônicas para tirar dúvidas e ou contratar os serviços, e acabam solicitando um desconto na mensalidade durante a negociação.

As operadoras educaram tão mal os seus clientes, que hoje em dia a maioria dos atendentes nem se dá ao trabalho de explicar o que aquela mensalidade engloba, e simplesmente cedem o desconto.

O cliente segue achando que se livrou de pagar mais, e as operadoras seguem cedendo desconto adoidado.

O desconto é uma EXCELENTE carta na manga, e como tal, só deve ser usado em casos extraordinários, e não como uma regra.

Se um cliente demonstrou real interesse mas deu uma resposta negativa por questões financeiras, ofereça a ele outros benefícios, vantagens, facilidade no pagamento.

Existem outros “N” benefícios que você pode agregar ao seu produto para conseguir fechar a venda. Ou ainda, simplesmente apresente as transformações de outra forma – talvez ele realmente não tenha compreendido.

O mais importante nisso tudo é: deixe o desconto apenas para o final. Aprenda a usar outras ações para estimular a compra. Esse pode ser outro dos erros que estão matando suas vendas.

Aprenda com os erros, e não repita!

Agora que você já entendeu quais são os 3 erros que estão matando suas vendas, é hora de começar a mudar para conseguir alcançar os números desejados.

É importante que você aprenda com os erros, e não volte a cometer as mesmas gafes em outras ocasiões. Assim você conseguirá definitivamente mudar a sua realidade e o seu faturamento.

Agora que você já sabe quais são os 3 erros que estão matando suas vendas e até recebeu uma dica extra, comece a planejar melhor as suas vendas, e faça a sua empresa decolar.

Gostou desse artigo? Então aproveite para deixar o seu comentário e curtida.

Além disso, confira também o post “Como vender a um preço pelo menos 30% maior e aumentar os seus lucros mensais?

Quer informações complementares sobre como vender mais?

Conferira nossa assessoria para ter acesso a um executivo da V4 Company cuidando do seu Marketing e alavancando suas vendas através da internet.

E caso deseje aprender e você mesmo aplicar no seu negócio o nosso método conheça a nossa formação Cientista do Marketing

Fontes

https://saasholic.com/4-erros-comuns-de-vendas-que-est%C3%A3o-matando-a-sua-startup-ab6ea5d838c3

http://blog.gazinatacado.com.br/6-grandes-erros-que-estao-matando-suas-vendas/

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.