5 princípios do design para você transmitir sua mensagem ao usuário

É inegável a importância do Design nesta nova era que estamos adentrando, principalmente pela entrada dos Millenials no mercado de trabalho e junto com eles a mudança de como consumimos conteúdo, seja ele digital ou analógico, de merchandising ou não. Fato é que o usuário se situa no centro deste novo mercado, julgando e escolhendo as marcas com que ele quer se relacionar, e não ao contrário como estávamos acostumados. Para auxiliar nesta mudança de cultura nada mais correto do que utilizar o design, aquele que sempre se colocou as pessoas como requisito fundamental em seus projetos, para ditar este caminho. Cases de empreendedorismo fundamentados na empatia e no usuário, explorando as pessoas e seus hábitos é o que não falta. Por isso hoje estaremos falando sobre 5 princípios do design.

Design é transmitir uma mensagem, por este motivo é mais fácil identificá-lo visualmente na internet (daí a importância do design gráfico e suas ramificações para o mundo digital). Em ambientes de venda online, este é praticamente o único sentido que podemos explorar – a não ser que tenha uma música em seu eCommerce, uma decisão que discordo fortemente – então nada mais justo aprendermos seus princípios básicos. Neste artigo iremos explorar 5 princípios do design, e saber utilizá-los (ou quebrá-los, se assim for necessário) é de extrema importância para facilitar a comunicação entre. Sem mais protelações, são eles:

 

ALINHAMENTO

Alinhamento1

Alinhar significa organizar os elementos de forma que uma regra é criada entre eles, uma conexão, uma unidade entre si. Este conceito passa despercebido se aplicado, pois este é seu objetivo: ao navegar em uma loja virtual, você não pensa como os produtos estão organizados. Mas, se por algum motivo este padrão é quebrado, sua atenção é voltada a esta diferença, o que causa uma quebra na unidade criada anteriormente.

 

BALANÇO

balanco1

Se você tem que separar 4 balas em grupos, como você faria? Simples, dois para cada lado, ou cada uma com seu grupo. E com 5 balas? Utilizar o conceito do balanço é fazer os olhos do usuário se sentirem confortáveis, pendendo o peso do layout para aonde se busca dar mais ênfase. Por este motivo, em uma página de produto as imagens são destacadas de um lado, e ao lado temos todo o texto de apoio, para equilibrar.

 

CONTRASTE

Contraste1

Em um jogo de futebol, é fácil saber qual jogador é de cada time por um simples motivo: o uniforme de um é contrastante com o do outro. E é exatamente este mesmo motivo pelo qual promoções de são em uma cor diferente dos outros elementos. Aqui estamos só pensando em cores, mas esta diferença também poderá ser visível por meio de tamanhos ou até tipologias diferentes. Em uma página com pouco ou sem contraste, é difícil saber por onde começar, causando desinteresse e perda de foco do usuário. Saber direcionar a atenção é função básica dos princípios do design e de suma importância neste momento. Nada melhor do que o contraste para fazer isto!

 

PROXIMIDADE

Proximidade1

Querendo ou não, nosso cérebro busca similiaridades para se orientar e facilitar o entendimento do mundo ao nosso redor. O princípio da proximidade nos mostra que elementos próximos um dos outros acabam por criar uma unidade, e suas formas e tamanhos auxiliam a completar esta conexão. Porém, por vezes não é possível criar esta unidade sem um elemento que faça esta ligação, daí entram flechas e outros ícones para ligar as mensagens. Dentro do ambiente do ecommerce, esta proximidade auxilia o usuário a navegar dentro de seus interesses, mostrando a ele itens relacionados e, quando necessário, outros elementos para dar destaque.

 

REPETIÇÃO

Repeticao1

Abra qualquer livro, e você perceberá que o layout das páginas, os títulos, os textos, a numeração, a experiência visual é consistente, facilita a leitura. Este conceito, apesar de básico e fácil de entender, muita gente deixa de lado. Repetir os elementos de um website facilita a experiência do usuário através da consistência.

Utilizar os princípios do design é fazer muito mais que o bonito. É fazer algo impactante, durável, com bom gosto e que transmita a mensagem. Este é o propósito que deverá guiar seus designs. Utilize estes conceitos que apresentei a vocês  das maneiras mais banais possíveis: organizar os potes na geladeira, servindo seu prato no restaurante, escrevendo um post-it, fazendo as anotações de uma reunião longa e exaustiva, … e experiencie o design em lugares diferentes, nas mais diferentes escalas!

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.