GAMIFICATION

Sabendo do fato que o consumidor está cada vez mais exigente, e também tendo conhecimento das novas tecnologias, redes sociais, mobile e diversas outras formas de interação e formatos, as pessoas passaram a exigir conteúdo diferenciado das marcas em troca de sua atenção.

Se você quer atrair e entreter seu público, com certeza a gamificação é um ótimo caminho para tal.

Pesquisas indicam que até 2018 a gamificação será um mercado de mais de 5 bilhões de dólares em todo o mundo.

Tal estratégia de marketing alinha desde conceitos e mecânicas de jogos até mesmo a produção de jogos sobre suas ações ou produtos.

Desafios, competições compartilhadas, recompensas, gincanas e jogos personalizados por big players. Todas essas são maneira que pode-se atrair muito público e desde já engajar o mesmo.

Fato é que, a gamificação das coisas capta duas das coisas, atualmente, mais importantes da internet: Atenção e engajamento.

Porém, além das duas citadas acima, existem alguns outros benefícios acoplados à tal estratégia, como uma possível geração de conteúdo espontâneo e o alto potencial de compartilhamento.

Mas por que uma simples gamificação afeta tantos as pessoas a ponto de fazer as mesmas se interessarem por conteúdos relacionados a uma marca?

Para explicar tal fato, devemos entender que quando se trata de receber motivações externas, nossa mente funciona de maneira super previsível, falando sobre jogos: Nós amamos atingir objetivos, evitar punições e receber recompensas.

Quando somos desafiados a cumprir as 3 tarefas citadas acimas, acontece que ficamos com uma sensação de bem-estar e satisfação pessoal, o que nos faz continuar a buscar por mais desafios semelhantes ao anterior e assim por diante. Por tal motivo existe esse efeito viciante em vários jogos. Nós inconscientemente sabemos disso e qualquer conteúdo que se encaixe nestes requisitos, ficamos muito atraídos pelo mesmo.

Mesmo produzindo um conteúdo interessante, que demande uma interação ou ação, tais características não indicam necessariamente que seu conteúdo é gamificado. Para tal, o mesmo necessita de alguns requisitos:

-Deve-se ter regras fixas

-Ter um resultado mensurável e variável

-Demandar esforço do jogador

-Possuir consequências negociáveis de acordo com os esforços

Existem também umas regras que fazem com que seu conteúdo não seja considerado gamificado, as mesmas são:

-Quando existe apenas uma história mas o jogador não interfere no fim da mesma

-Quando não há uma conclusão óbvia, venceu ou perdeu?

-Quando é com base na sorte, pois não demanda esforço

Indo em direção à Action, podemos produzir diversas ações, desde um jogo complexo até uma ação de Hashtags, mas lembre-se: a experiência do usuário é o mais importante.

Pode-se pensar no conceito inicial da sua gamificação da seguinte maneira, uma ação que ofereça produtos ou oportunidades exclusivas para algumas pessoas em troca de uma série de ações que elas precisam realizar para obter as mesmas.

Além disso, você pode fazer uma estratégia através do acúmulo de pontos e troca por benefícios, a conquista de insígnias, coisas que estimulem a competição entre os próprios usuários, a criação de gincanas de longo prazo com desafios e interações, entre várias outras coisas.

A gamificação se trata 100% de interação, comunicação e comportamento diante de determinado conteúdo. Para tal, você deve saber exatamente quem é seu público, com um bom estudo sobre a sua Persona você já terá uma boa parte do caminho andado, mesmo a gamificação sendo algo que atrai a maior parte do público, é bom saber qual o SEU público é para que sua estratégia esteja bem formulada para o seu tráfego.

Uma das coisas mais importantes a se pensar na hora de começar a sua estratégia de gamificação é que sua ação deve estar ligada à uma rede social, as mesmas te ajudam a gerar métricas para ver o quão boa sua ação está sendo, medindo pelas suas curtidas, marcações, e principalmente pelos seus compartilhamentos, que indicam um alto índice de aprovação.

Nesta estratégia a melhor coisa que você vai adquirir são as métricas sobre seu público, algumas métricas bem específicas como hábitos e o quão engajados os mesmos estão com seu conteúdo, isso você muitas vezes não encontra em qualquer outra estratégia de Marketing. Saiba aplicar o mesmo e você terá grandes resultados e com certeza uma alavancada na sua marca e nas suas vendas!

O que achou deste artigo? Comenta aí!

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.