O que precisamos aprender sobre produtividade com Tim Ferriss

Tim Ferriss, autor da obra “Trabalhe 4 horas por semana” traz um tensionamento excelente sobre produtividade e a forma como podemos otimizar nosso trabalho. Elencar as prioridades do dia nem sempre é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes nosso “cálculo” é feito de forma a encaixar as tarefas nas horas de trabalho disponíveis.

O autor afirma, entretanto, que essa lógica é uma ilusão. Nós, enquanto profissionais ou empresários precisamos trabalhar para sermos cada vez mais estratégicos e menos “tarefeiros”. Se tivermos 8h para realizar tais tarefas, demoraremos as 8h. Se tivermos 15h, demoraremos as 15h.

Entretanto, se nos mantivermos focados em executar o que realmente é importante, sem pensar que temos ainda tantas horas, evitamos o “fantasma” da procrastinação e estaremos, portanto, muito mais produtivos!

O autor acredita que nós, no trabalho, não precisamos nos preocupar com estarmos ocupados, mas com estarmos PRODUTIVOS. Isto é, é importante que tenhamos metas e que possamos dar o máximo de performance sem estar simplesmente cumprindo horário.

Esse comportamento é típico das startups e empresas de tecnologia, onde não existem horários rigorosos a ser cumpridos, mas metas claras que permitem que o colaborador trabalhe como preferir, desde que atinja os objetivos pré definidos.

O autor defende a ideia do “trabalhe 4 horas por semana” no sentido de que, se você estiver realmente focado, terminará as suas atividades em um tempo menor e portanto não precisará ficar na empresa apenas “ocupando espaço”.

Segundo ele, tudo é uma questão de organização. Se tivermos 40 horas por semana para trabalhar, ou seja 8 por dia, preencheremos esse período com trabalho e outras atividades que não são o nosso foco. Isso acontece por termos uma “margem”.

Por exemplo: “hoje é sexta feira e Ana tem apenas 2 coisas pra fazer”. Ao invés de fazer ambas com o máximo de desempenho em 1 hora e utilizar o resto do tempo para fazer outras coisas que podem torná-la melhor pessoal e profissionalmente, Ana demorando 8 horas, apenas para preencher tempo!

Resumindo, o autor defende o trabalho de alta performance, foco total e abomina o modelo tradicional do 5×2. Trabalhe 5 dias tenha prazer em dois. Para ele o trabalho não deve ser algo ruim, mas algo que dê prazer e passível de desenvolvimento!

Obviamente, se você trabalha em setores como o varejo, é fundamental que você esteja presencialmente na empresa para atender os clientes. Entretanto, você pode utilizar a lógica de Tim Ferriss para terminar as suas “tarefas” mais rapidamente, com maior produtividade. O restante do tempo você pode ocupar com atividades que vão fazer de você uma pessoa cada vez mais estratégica e menos operacional.

Como consequência, profissionais mais produtivos e que têm autonomia são muito requisitados pelo mercado de trabalho e não se sentem assombrados pela crise. Além de que essas atitudes ajudarão a tornar você um líder como profissional ou empreendedor.

E você, valoriza a produtividade na sua empresa?

Acha que pode trabalham de forma a obter uma melhor performance?

Me conte aqui nos comentários!

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.