Público Alvo: Identifique os seus avatares

Esse é o Passo 01 da serie  “Os 7 passos para Vender Online”, para entender melhor o que você vai aprender por aqui, acesse o cronograma de otimização dos anúncios na nossa introdução!

 

O “avatar” nada mais é do que o termo utilizado para a personificação do público alvo, é o nosso “cliente ideal ou cliente em potencial.” Nesse contexto, o recorte do público é o recurso mais fundamental que devemos nos atentar ao criar um grupo de anúncios. Isto porque, de que adianta ter o produto ideal, um bom preço, mas o nosso público alvo não ver a nossa oferta? Vamos ao exemplo para entender melhor:

Imagine que você tem uma escola de inglês, e nessa escola existem 4 perfis de alunos distintos:

PERFIL 01 –  Universitários buscando aprender ou aprimorar seu inglês
PERFIL 02 – Crianças que estudam obrigadas pelos pais
PERFIL 03 – Aposentados buscando uma atividade extra
PERFIL 04 – Empresários que buscam aproveitar o público das Olimpíadas 2016

Embora o produto (aprender inglês) seja o mesmo, se fôssemos anunciar, será que uma chamada genérica seria capaz de engajar e converter todas essas diferentes personalidades?

Se você tem um objetivo claro de aprender inglês para o trabalho, seria realmente atraído por uma chamada que diz “Aprenda inglês para Viajar o Mundo”?

A resposta obviamente é não, isso porque fizemos uso de uma promessa fraca e uma chamada genérica. Embora tenhamos tráfego (o público viu o nosso anúncio), não temos engajamento, tampouco conversão (vendas, matrículas) justamente pela falta de identificação.

Nesse caso, o melhor a fazer é criar avatares diferentes de acordo com as necessidades (ou “pontos de dor”) do cliente em potencial

Para exemplificar, separamos pontos-chaves que você precisa se atentar ao criar os avatares a quem seu anúncio se direcionará:

  • Demografia
    Qual é o sexo do avatar? Onde ele mora? Qual a sua idade? Onde ele trabalha?
    Essas informações servirão para construir os ganchos do seu anúncio, que falaremos em breve.
  • Necessidades
    O que a pessoa precisa? Ela irá comprar o curso para ela, para o pai, para o funcionário ou para o filho? Sua estratégia precisa contemplar a pessoa que entrará em contato com seu anúncio, e também a quem o produto se destina. A pessoa a quem o anúncio é direcionado é usuário, pagante ou comprador?
  • Pontos de dor
    Qual é a a preocupação da persona do anúncio? Ela tem muita vontade de viajar, mas tem na falta de fluência em inglês uma limitação? Ela sente que está ficando para trás em relação aos seus concorrentes, que estão preparados para as Olimpíadas 2016 no Brasil? Ela está angustiada com tanto tempo livre e gostaria de ter uma atividade extra para se sentir útil? Ela se preocupa com a educação do filho? Os medos do avatar podem ser os mais diversos, mas é importante nos atentarmos pois eles nos dão dicas preciosas sobre os hábitos e personalidade do público que desejamos atingir.
  • Solução
    O que o avatar acredita que vai solucionar o problema dele? A chamada do anúncio deve, necessariamente, sanar os pontos de dor do público.
  • Conhecer os hábitos de consumo do seu avatar
    Investigar o avatar e saber quais seus hábitos e preferências é fundamental para definir o tipo de abordagem a ser adotada. No caso de um avatar idoso por exemplo, um curso de dança ou pintura pode ser um concorrente da escola de inglês, pois ambos sanariam a mesma dor: Preencher o tempo ocioso. Dessa forma, investigar o público é fundamental para saber quem são os concorrentes e qual a melhor estratégia a ser adotada.

Definido o avatar, estamos prontos para criar diversos Grupos de Anúncios com recortes diferentes do público em uma mesma campanha, como por exemplo:

  1. Avatar Universitário
    Grupo de anúncios 1: Porto Alegre, 18 a 27 anos, universitário com interesse em The Breaking Bad, Soul Rugby, PUC/RS, Ulbra, Unisinos, Cidade Baixa, Woods Poa…
  2. Avatar Empresário
    Grupo de anúncios 2: Rio de Janeiro, São Paulo, 28 a 50 anos, casado, com interesse em Portal Administradores, Flávio Augusto, Geração de Valor, Marketing, Ambev, Pão de Açúcar…
  3. Avatar Aposentado
    Grupo de anúncios 3: Rio de Janeiro, 55 a 70 anos, aposentados, com interesse em Zero Hora, Globo News, CNN, Ana Maria Braga, Globo…

Definidos os avatares, estamos prontos para pensar nos melhores ganchos para engajá-los ao construir nossos anúncios.

Quer descobrir como? Acesse nosso segundo passo e aprenda a definir os ganchos para persuadir seu público.

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.