Whatsapp Pay bloqueado pelo banco central.

No início da semana passada, aqui no V4 news, a gente falou sobre o lançamento de uma nova funcionalidade do whatsapp, que é o Whatsapp Pay.
No vídeo em questão, descrevemos um pouco sobre da feature, mas com foco principalmente nos impactos e benefícios que ela teria na economia brasileira como um todo, mesmo tendo sido alvo de reclamações por parte dos principais bancos brasileiros. Se você não assistiu, clique neste link aqui: WhatsApp Pay, um presente para o varejo.
Porém, como alegria de brasileiro dura pouco, no vídeo de hoje a gente vai explorar um novo capítulo dessa história com o Banco Central decretando a suspensão desse serviço no Brasil, se apoiando em argumentos, no mínimo, questionáveis.

Porque o Banco Central bloqueou a atuação do Whastapp pay no Brasil?

Bom, sem dúvida nenhuma uma das headlines mais lidas nos últimos dias tem sido “Banco Central suspende WhatsApp Pagamentos no Brasil”, com a instituição se valendo do argumento de que é necessário realizar uma avaliação de riscos para evitar o que considera “danos irreparáveis no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”.
Ainda de acordo com a entidade, a decisão foi tomada para “preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.
É um discurso bem polido, que parece fazer bastante sentido, mas na prática não diz absolutamente nada e é quando a gente se aprofunda mais nos argumentos usados, é que esta resposta começar a ficar incoerente.
No que diz respeito a segurança e velocidade, o Whatsapp tem sido praticamente inquestionável nos últimos anos, entregando com folgas um serviço com essas características.
E no que diz respeito ao custo, certamente estaria entre os mais baratos já que as transações entre contas pessoais seriam gratuitas e para contas comerciais com uma taxa fixada em 3,99%, intermediada pela Cielo.
Aproveitando o gancho da Cielo, um dos principais pontos da pauta do Banco central e do CADE sobre a suspensão, seria a “preservação de um ambiente competitivo”, apoiando-se na suposição de que o acordo de Facebook e Cielo para a intermediação e processamento das transações, afetaria o ambiente competitivo.
E aqui, nos parece que a veia desse discurso é bastante conveniente para uma instituição que frequentemente protege os interesses do oligopólio bancário Brasileiro. Que inclusive, pensando em uma ótica mais macro, a tendência dessa relação é justamente a contrária a que o banco teme, no sentido de que esse tipo de inovação estimularia a competição mais do que qualquer outra coisa.
Além disso, o lançamento dessa feature do whatsapp pay representaria de certa forma, um balde de água fria em um projeto no qual o próprio banco central vem trabalhando, que é o PIX, um sistema de pagamentos instantâneos que a entidade vem desenvolvendo, o que acaba tornando o discurso ainda mais capenga e conivente.
Ainda não há novos episódios dessa história, mas a gente quer saber qual a sua visão sobre isso? Acha que a suspensão faz sentido?
No V4 News dessa semana, Gabriel Robiati, comentou sobre esta incoerência tomada pelo estado em uma iniciativa que estaria facilitando a venda e consumo entre os brasileiros. Assista ao vídeo completo clicando no link abaixo:

Assista também:

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA? Então acesse: 👉 QUERO TER A ASSESSORIA DA V4.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes, sendo parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office e tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Acesse: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4.

http://15.228.53.50//microfranquia/⭕ Conheça a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumente seus conhecimentos e trabalhe com Marketing Digital utilizando o Método V4. Acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.